Duarte Nuno de Paiva Farrajota Ramos | 2007
Caso de Estudo – Objectivos
Dado o carácter eminentemente prático desta dissertação elaborou-se um protótipo de Realidade Virtual
Pretende-se com este protótipo:
- Criar um modelo informático tridimensional de um edifício para visualizar em tempo real
- Testar a aplicabilidade, a eficácia e as fragilidades da aplicação da realidade virtual à arquitectura e à reabilitação de edifícios
- Recriar um edifício ou construção inexistente ou inacessível, que de alguma forma pudesse tirar partido de uma reconstrução virtual
Caso de Estudo – Edifício escolhido
Para este exercício escolheu-se reconstruir o edifício do antigo Mercado da Praça da Figueira
- Fica situado na zona em estudo na cadeira de projecto final (Baixa Pombalina e Chiado)
- Foi demolido em 1949, sendo actualmente impossível visita-lo ou viver o seu espaço
- A sua reconstrução virtual pode apresentar algum interesse para a zona da Baixa Chiado, zona turística e alvo de intervenções de requalificação urbana
Breve Introdução Histórica
- O mercado surge no local do Hospital de Todos os Santos após o terramoto de 1755
- Ao longo dos anos foi conhecido como Horta do Hospital, Praça das Ervas, Praça ou Nova Praça da Figueira
- Foi evoluindo desde bancas e toldos ao ar livre, até ter sido gradeada e iluminada
- Em 1885 constrói-se o edifício que foi recriado
- Arquitectura em ferro e vidro, da autoria de Manuel Maria Ricardo Correia
- Tem cerca de 95m x 82m, está dividido em três naves, e as fachadas Norte e Sul estão divididas em três corpos, e as Este e Oeste em dois
- Foi demolido em 1949 no seguimento do projecto de alargamento da rede viária da cidade de Lisboa
Caso de Estudo – Elaboração dos testes
- Teste de avaliação de desempenho – testar a eficácia da Realidade Virtual enquanto método de teste de soluções arquitectónicas
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- De uma forma geral os utilizadores revelaram uma boa noção do espaço virtual
- Encontraram os elementos pedidos, mas a sua visibilidade influenciou o tempo de duração dos testes
- Os espaços foram correctamente percepcionados verificando-se que os utilizadores procuraram os objectivos nos locais mais “intuitivos”
Caso de Estudo – Elaboração dos testes
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Teste de detecção de diferenças – Avaliar a aplicabilidade da Realidade Virtual como ferramenta de ilustração de evoluções arquitectónicas
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Realidade virtual é eficaz na ilustração de alterações e diferenças evidentes
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Para diferenças mais subtis será necessário o recurso a qualquer tipo de legenda ou alerta visual
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A performance dos dispositivos influenciou negativamente os tempos de teste
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Os dispositivos de input utilizados causam interferência nos resultados obtidos
Considerações Finais
Cumprimento dos objectivos
- Elaborou-se uma listagem e sistematização de sistemas de realidade virtual conhecidos e suas características
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Estudou-se exemplos de aplicação à arquitectura, e suas características
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Estudou-se formas de aplicação à arquitectura e à conservação e restauro, suas vantagens e limitações
Desenvolvimentos Futuros
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Aprofundamento dos testes realizados
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Estudar quais os dispositivos de input mais intuitivos de para utilizadores com fraca experiência informática
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Testar a aplicação de motores de renderização em tempo real na arquitectura provenientes de outras áreas como os videojogos
Reconstrução em Blender (versão em desenvolvimento)