Engenharia civil

O desenho técnico, nas diversas vertentes da engenharia, constitui a principal base de trabalho, seja nas fases de percepção e entendimento do problema a resolver, na sua análise e estudo da concepção da solução e, posteriormente, como forma rigorosa de comunicação com executantes da obra ou equipamento. É exigido ao engenheiro que adquira conhecimentos de leitura espacial dos registos gráficos provenientes de outras áreas técnicas e que estruture o seu pensamento no desenvolvimento do seu trabalho, devendo ter uma adequada capacidade de interpretação dos detalhes de forma e modos de representação particulares de cada especialidade. A par do rigor de execução, apoiado em normas técnicas, conhecimento que o engenheiro deve adquirir e consolidar durante a sua aprendizagem de base numa escola de engenharia, deve também desenvolver capacidades de traçado à mão livre. O engenheiro deve alcançar a maturidade adequada para se exprimir de um modo fácil, através do esboço à mão levantada. Esse treino é conseguido através de indicações práticas de um bom traçado, com a eliminação total de auxiliares de delineamento rigoroso, como a régua, o esquadro, o compasso ou o traçador computacional.

 

Engenharia geológica e de minas | Engenharia do ambiente

São ensinados os fundamentos básicos de desenho técnico, como uma linguagem de comunicação em engenharia, a um nível entendido como suficiente para o desenvolvimento da sua actividade futura. O domínio no esboço à mão levantada é essencial para ambas as áreas de engenharia. Adicionalmente, é exigido o desenho rigoroso, com o auxílio de régua e esquadro, em exercícios relacionados como a temática de representação por projeção cotada. O engenheiro deve alcançar a maturidade adequada para interpretar mapas e plantas e realizar, de uma forma gráfica, a implantação de obras no terreno, a concretização de túneis, a análise da organização do território e definição de projectos ambientais. O treino é orientado para a execução de exercícios didácticos gráficos relacionados com a implantação de barragens e de plataformas, a representação de taludes de escavação e de aterro e a execução de túneis, de forma a fornecer ao engenheiro uma formação direcionada para a resolução de problemas geológicos e ambientais.

Além de ensinamentos relativos a conceitos de projeção plana e de representação gráfica baseada em normalização, de regras e técnicas específicas inerentes ao desenho técnico e da teoria das projeções cotadas e sua aplicação directa em áreas de intervenção do Engenheiro, foi introduzida a utilização de um sistema CAD (Computer Aided Drawing). O engenheiro deve conhecer e usar na sua atividade a ferramenta de traçado computacional.  

 

Alcínia Zita Sampaio