O desenho técnico em engenharia naval (DCN) é lecionado no 2º semestre do 1º ano do curso de licenciatura em engenharia e arquitetura naval (LEAN), e tem como principal objetivo dar a conhecer os desenhos técnicosde representação do navio, dos seus elementos e dos seus sistemas, tanto na fase de projeto preliminar como na fase de construção do navio.

Os desenhos de arranjo geral (AG), plano geométrico (PG), secção mestra (SM), entre outros, possuem determinadas características e particularidades que não se encontram nos desenhos técnicos comuns em outras áreas da engenharia. Como tal, o desenvolvimento das capacidades dos alunos em produzir e interpretar estes desenhos, de forma correta, é essencial para a sua vida profissional futura, uma vez que estes estarão sempre presentes em todos os ramos de atividade relacionados com o projeto, construção e operação de navios.

Atualmente estes desenhos são produzidos de forma digital, pelo que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre incluem a elaboração de desenhos em programas de CAD (Computer Aided Design) habitualmente utilizados em estaleiros de construção naval nacionais e estrangeiros.

O módulo de introdução à computação gráfica (ICG) lecionado no âmbito da cadeira, nas duas primeiras semanas do semestre, permite que os alunos adquiram conhecimentos das operações e técnicas aplicadas pelos programas de CAD na construção dos desenhos.

Este conhecimento permite-lhes ter uma noção das limitações dos programas, facilitando-lhes a procura de soluções a eventuais problemas que possam surgir na elaboração do desenho. Ao longo do semestre os alunos são convidados a produzir desenhos de AG, PG e SM, que constituem a base de avaliação final da cadeira. O último módulo, lecionado nas semanas finais do semestre, é dirigido à modelação tridimensional digital do casco do navio. Atualmente o modelo tridimensional do casco do navio é uma peça fundamental do seu projeto, uma vez que os cálculos de arquitetura naval, executados em programas especializados, têm como base este modelo.

A modelação digital de um casco por superfícies NURBS (Non-Uniform Rational B-Spline Surfaces) e consequente obtenção de um casco desempolado com as dimensões pretendidas, pode-se tornar numa tarefa bastante complicada se não forem aplicadas determinadas técnicas de modelação 3D logo nas primeiras fases. Assim, a cadeira de DCN, fornece aos alunos os conhecimentos fundamentais necessários para a modelação de um casco com superfícies NURBS.

A cadeira de DCN, é considerada como uma cadeira base em engenharia naval, no sentido em que os conhecimentos nela adquiridos, vão ser fundamentais em grande parte das cadeiras dos anos posteriores onde é exigido que os alunos saibam produzir e interpretar desenhos específico de construção naval. Daí ser uma cadeira lecionada logo no 1º ano após os alunos terem adquirido conhecimentos fundamentais de desenho técnico durante o primeiro semestre.

José Gordo