Missão
O Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel (PSEM) é uma secção autónoma da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico composta por alunos do mesmo.
O objetivo do PSEM é a construção de veículos eléctricos que ofereçam o menor consumo de energia possível para o seu funcionamento. Para isso, a equipa tem de lidar com problemas, que resolve recorrendo a ideias inovadoras, aplicando o conhecimento académico proporcionado pela sua universidade na implementação das mais recentes tecnologias.
Isto promove um ambiente de cooperação e desenvolvimento técnico e humano entre todos os envolvidos, sejam eles alunos, professores ou patrocinadores.
Como começou
O PSEM nos moldes atuais de competição começou em 2013, através da vontade da Siemens em que existisse uma equipa do Instituto Superior Técnico que competisse na Greenpower.
Assim, alunos oriundos de vários cursos, desde de engenharia mecânica a engenharia electrotécnica, aceitaram o desafio e começaram a construção do que seria o primeiro protótipo da equipa, o GP14, utilizando o SolidEdge.
Greenpower
A Greenpower Race foi criada pelo Greenpower Education Trust e era dividida em várias classes, sendo que o Corporate Challenge – destinado a empresas – era aquela em que competiamos. Em 2017, a organização da competição mudou e passámos a competir na F24+, uma classe que inclui jovens estudantes de escolas secundárias e de universidades. Passamos a competir não só na Final Internacional como faziamos todos os anos, mas também nas provas anteriores de classificação para a final.
A final consiste numa corrida regular de 60 minutos. Para esta corrida, a organização impõe que todos os participantes utilizem o mesmo motor e o mesmo par de baterias de 12V. A diferença está em todos os componentes projectados pelas equipas, a estratégia de corrida e a capacidade dos pilotos.
A Final Internacional de 2017 no seu todo contou com cerca de uma centena de carros, numa clara demonstração do sucesso e da importância desta competição hoje em dia.
O PROJETO – 2014
Em 2014, o projeto construiu de raiz o protótipo GP14 para competir em Outubro na final internacional no circuito de Goodwood. Com um chassis spaceframe de alumínio a pesar aproximadamente 6kg, uma carroçaria em fibra de carbono e vidro, o peso total do veículo não chega a 65kg. Apesar de não termos conseguido competir por problemas técnicos, acabámos por constatar que tínhamos dos carros mais avançados da competição, pela forma como a sua suspensão estava construída bem como o seu chassis, que conferia um peso inferior ao normal dos carros.
O PROJETO – 2015
Depois da corrida de 2014 e de volta a Lisboa, a equipa começou imediatamente a trabalhar no novo carro. Ao analisar os erros e falhas, percebemos que havia muito a melhorar. Assim, após estudar de novo o carro, decidimos manter o chassis e redesenhar tudo o resto.
Focámo-nos então em corrigir todos os outros componentes. As parcerias com os nossos patrocinadores foram fundamentais para o GP14. EVO. Sem eles não teríamos conseguido construir este carro a um padrão tão elevado como conseguimos. Desde a mecânica à electrónica, procurámos que todos os componentes fossem desenhados e produzidos ao melhor nível possível e escolhidos sob o mais elevado critério.
No fim da prova, a equipa ficou em 14º lugar da geral num total de 40 participantes e 9º lugar na classe. Para além disto durante os treinos, em 86 participantes, fizemos a 8ª melhor volta à pista.
Para cimentar o bom desempenho tido em 2015, a equipa trouxe para Lisboa o Siemens Engineering and Design Award, atribuído à equipa com o carro com melhores soluções de engenharia.
O PROJETO – 2016
Com o melhor resultado obtido em 2015, provámos que temos o conhecimento e perícia necessários para competir pelos lugares cimeiros desta prova. A este conhecimento juntámos a experiência e aprendizagem da corrida de 2015.
Alguns aspetos foram melhorados no GP14.EVO2, a evolução do protótipo da temporada de 2015 que correu nas provas de 2016.
Em 2016 voltámos a trazer para Portugal o Siemens Engineering and Design Award, apesar de termos acabado a prova em 24º lugar em 40 equipas devido a alguns problemas técnicos.
Começámos também a projetar o GP16, tendo em consideração o que fizemos nos projetos anteriores e que podia ser melhorado e assim trazer ao PSEM uma nova imagem e um carro completamente diferente dos anteriores. Contudo, por falta de recursos acabámos por adiar a construção deste protótipo para o ano seguinte.
O PROJETO – 2017
No final de 2016, após a final de Rockingham, foi decidido abandonar a plataforma anterior e avançar com a construção de um novo veículo, o GP17. Este novo protótipo seria baseado no projeto já criado para o GP16, mas com diversas melhorias provenientes da experiência retirada dos três anos em competição. Avançou-se, assim, para a construção de um carro que seria marcado pelos desafios técnicos de construir uma estrutura que teve de ser feita com uma precisão ímpar até então no projeto, um monocoque integral.
Devido a isto e a uma extensa e ambiciosa lista de outras inovações, nomeadamente nas partes da transmissão, da direcção e da electrónica, a equipa passou por uma fase de recrutamento que ajudou a dispersar tarefas pelos novos membros e permitiu que houvesse inovações não só no novo protótipo, mas também na própria estrutura da equipa.
Tendo completado a série de provas do F24+ com resultados bastante satisfatórios – dois IET Engineering Award (atribuído à equipa com melhores soluções de engenharia em prova), ficamos apurados para a Final Internacional. Com base na performance das provas anteriores, foram realizadas algumas alterações no GP17, para a realização da final em Outubro. Assim e com o apoio dos nossos parceiros, atingimos o 6º lugar na prova tendo ficado muito satisfeitos com este resultado. Isto faz-nos acreditar que no próximo ano, com algumas melhorias introduzidas, iremos melhorar a nossa classificação.
O PROJETO – 2018
A equipa, motivada pelos resultados obtidos no ano anterior, decidiu investir no modelo de sucesso que foi o GP17. Foi decidido pela equipa que correria com o protótipo do ano anterior enquanto elaboraria e conceberia o GP19, um protótipo ainda mais desenvolvido. O GP17 teve ainda aspetos onde melhorar, principalmente na área da eletrónica, mais especificamente na telemetria, para melhorar o contacto com a piloto durante a corrida e a equipa conseguir acompanhar em tempo real o estado do carro. O protótipo teve também melhorias na área da aerodinâmica.
Tal como nos anos anteriores, a equipa abriu o processo de recrutamento. Este recrutamento mostrou-se muito proveitoso, duplicando a nossa equipa de eletrónica e mantendo uma boa parte da equipa dos anos anteriores.
O know-how dos membros anteriores aliados a um desejo de aprender levou a que o carro tivesse sido aprimorado a tempo de ser testado em Lisboa, antes de partirmos para o Reino Unido.
No nosso caminho até à Final Internacional, obtivemos um prémio Spirit of Greenpower em Castle Combe, um Siemens Digital Award e um IET Engineering Award no Aintree Golf Centre. O carro foi corrigido e melhorado no intervalo das provas até à Final em Rockingham. Na final, alcançamos o 7º lugar de 32 participantes assim como mais um Digital Award, um prémio de Best International Team e mais um de Best Presented International Team.
Todos estes prémios que a equipa obteve e a classificação, que foi apenas uma posição abaixo da melhor na história do PSEM, deixou a equipa muito motivada para entrar na época de 2018/2019. Contudo temos ambição de melhorar ainda mais, algo que não conseguiríamos sem os nossos patrocinadores e o apoio que temos recebido.
INVESTIR NO PSEM
Como qualquer projeto, o PSEM precisa de meios para conseguir atingir os fins a que se propõe. É aqui que entra uma das partes fundamentais do projeto e sem a qual não estaríamos a transpor barreiras diariamente – os nossos patrocinadores.
Os nossos patrocinadores contribuem para o projeto com quatro tipos de meios:
- Equipamento e Material;
- Monetário;
- Expertise, know-how e apoio à execução;
- Divulgação.
Em troca, o PSEM propõe-se a atingir os seus objetivos e a divulgar a imagem dos nossos patrocinadores.
Neste sentido durante o ano, o PSEM figura regularmente em diversos artigos na comunicação social, é presença regular em todas as feiras que ocorrem no Instituto Superior Técnico e tenta ainda comparecer ao máximo de feiras que ocorram em Lisboa, como foi o caso da EMAF, VExpo, Motoshow e da Futurália.
A isto juntamos também mais de 2000 seguidores no Facebook, contas no Twitter, Instagram e um site onde divulgamos novidades acerca de todo o projeto.
Concluindo, neste portfólio está apenas uma pequena amostra do trabalho já desenvolvido e o que virá a ser realizado. Sendo que, quanto maior for o apoio fornecido, mais ambicioso será o futuro do projeto. Assim, apostar no PSEM não é apenas promover ideias novas e superar desafios, mas sim apoiar uma mentalidade futurista e arrojada, contar com uma equipa jovem e empenhada e mais que tudo apostar no futuro.
CONTACTOS
Coordenador: Diogo Ferreira diogodias.ferreira@gmail.com (+351) 916 659 591
Diretor Técnico: Miguel Figueiredo miguelpfig@gmail.com (+351) 963 316 598
Vice-Coordenador: Miguel Pinto miguel.r.pinto@gmail.com (+351) 963 683 848
Email: psemportugal@gmail.com
Telefone: (+351) 218 419 561
Morada: Avenida Rovisco Pais Instituto Superior Técnico Pavilhão de Mecânica III 1049-001 Lisboa, Portugal