COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE
CAV JNP-GL Rail-Runner
O trabalho designado “CAV JNP-GL Rail Runner” foi executado por um grupo de cinco alunos – Gonçalo Vicente, João Sousa, Luís Gonçalves, Nuno Valverde, Pedro Cordeiro – do curso de engenharia mecânica para a disciplina de desenho II no 2º semestre de 2001/2002. Consistiu na modelação 3D, usando o software SolidWorks, de um comboio de alta velocidade, englobando muitos dos sistemas presentes nos comboios reais, tendo como inspiração a pouca informação dispersa em imagens da internet. Carruagem motora (incluindo o posto de condução), carruagens dos passageiros e respetivas boggies motoras e não motoras são alguns dos sistemas modelados por cada um dos alunos.
O trabalho constituiu um desafio enorme à capacidade de alunos do 1º ano conseguirem executar um trabalho em grupo com esta dimensão. Alguns números impressionam pela quantidade de peças modeladas que formam conjuntos e subconjuntos do projeto, por exemplo, a máquina de café da carruagem bar tem 70 peças, o posto de condução contém extintores de incêndio, o total de peças do conjunto final é superior a 7000 peças. Dá para imaginar o que foi, em 2002, trabalhar neste conjunto em computadores com CPU a 800 MHz e estonteante capacidade de memória RAM de 512 Mb (um “luxo” à altura), incluindo os renders que podem ser vistos no site desta exposição.
Alguns meses mais tarde venceram o “Solidworks Education Student Design Contest”, com o qual, além do prémio monetário, tiveram a honra de constar na página de entrada do sítio da Solidworks Education. Ao concurso apresentaram-se trabalhos desenvolvidos por estudantes de todo o mundo, num exemplo das capacidades de trabalho, gosto (ou talvez mesmo “vício”) por ferramentas de trabalho 3D que aceleram todo o processo de desenvolvimento de novos produtos.
_________
Luís Sousa